14 de maio de 2007

Religião - o negócio mais rentável da história


Qual será o negócio mais rentável e bem sucedido da história da humanidade? Qual será o seu produto, o que será que “vende”? Quais são os métodos que utiliza? Quais são as suas armas? Qual o seu segredo?
Para mim o segredo do “negócio” mais bem sucedido da humanidade estrutura-se no lado mais sensível e pessoal de cada um de nós, resolve alguns dos nossos maiores problemas, as nossas dúvidas.
As armas são aparentemente simples e são usadas por quase todos os negócios. Boa estratégia de comunicação, com princípios simples, bons “vendedores”, e com uma missão muito bem definida, desde o principio e que só é alterada quando é absolutamente indispensável. Os seus métodos são favorecidos pelo muito tempo que se encontra no mercado. Mas basicamente esta “empresa” construiu dentro da opinião pública uma imagem muito favorável, de apoio social aos mais necessitados.
Esta “empresa” tem uma série de produtos com os quais gera dinheiro. Alguns desses produtos são simplesmente ideias, ou ideais de vida. A verdade é que o interesse por eles parece não morrer com a morte dos “compradores”. Aliás o interesse parece aumentar em casos de rotura de todas as outras circunstâncias da vida. Há ainda uma série de produtos que surgem em redor desta “empresa” que parecem tornar-se automaticamente ouro. Principalmente se esses produtos tentam negar o princípio desta “empresa”.
Ou seja para além dos lucros directos esta “empresa” gera em seu redor mais lucros, seja com produtos que a favorecem ou desfavorecem.
O negócio mais rentável e bem sucedido da história é a religião. Em especial “Cristo”. Foi sem dúvida um visionário que com estratégias mais ou menos coerentes, conseguiu que o seu “negócio” nascesse, crescesse, se expandisse e que fosse um dos elementos mais indispensáveis da vida das pessoas. Esta sua capacidade só parece ser explicável por relações sanguíneas com um ser superior.

Sem comentários: